Domício Costa dos Santos Filho (Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 1928 - 5 de março de 2016) foi um ator, dublador e diretor de dublagem brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Como radioator já fez trabalhos importantes nos tempos áureos da Rádio Nacional onde, dentre outras obras, atuou como Judas na famosa adaptação da vida de Cristo para o rádio, feita por Ghiaroni. Como ator, além de vários filmes e peças de teatro, fez participações na TV em novelas, Os Trapalhões, Chico City, Chico Total, entre outros. Atualmente no rádio, fez participações atuando no quadro Você Decide no Show do Antônio Carlos, da Rádio Globo. Participou do CD Histórias e Orações dos Santos, narrando a vida de São Paulo (produção de Antônio Marcos Pires). Atualmente encontra-se afastado de todos os veículos de comunicação.

Entrou na dublagem em 1958 e trabalhou em empresas como Herbert Richers, CineCastro, Delart, Cinevídeo, TV Cinesom, Dublasom Guanabara, Televox, Telecine, VTI, entre muitas outras. Era ele quem, no início de 1970, dizia a frase "Versão brasileira CineCastro, Rio de Janeiro e São Paulo". É conhecido por dublar os personagens Muttley e Dick Vigarista, no desenho animado Corrida Maluca e também do protagonista Mightor, do desenho Mighty Mightor. A narração que fez dos documentários de Jacques Cousteau lhe renderam uma carta de próprio punho do pesquisador, elogiando seu trabalho.

Domício Costa faleceu no dia 5 de março de 2016 no Rio de Janeiro, vítima de ataque cardíaco.[1][2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel Notas
1966 Almas de Pedra Abílio
Filmes
Ano Título Papel Notas
1978 A Morte Transparente

Dublagens[editar | editar código-fonte]

Desenhos e Animes[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Esboço-biografia

  1. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas pop
  2. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas oc
  3. 3,0 3,1 3,2 Predefinição:Citar web