Luiz Feier Motta (Caxias do Sul, 12 de agosto de 1961) é um ator, dublador e locutor brasileiro. É conhecido por emprestar sua voz à Sylvester Stallone na maioria de seus filmes, Wolverine de X-Men: EvolutionAquaman em Liga da Justiça, Cavalo de Fogo, Toguro Ototo em Yu Yu Hakusho, Sr. Incrível na redublagem de Os Incríveis e em Os Incríveis 2, Brian Van Holt em A Casa de Cera e o Narrador de As Meninas Super Poderosas, ganhando com este último trabalho, em 2004, o prêmio de Melhor Narrador ou Locutor, no Oscar da Dublagem, dividindo-o com Jonas Mello.  É o narrador oficial do Canal Futura.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Luiz Feier Motta nasceu em 12/08/1961, em Caxias do Sul, e mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1978, aos 17 anos, para se tornar ator de teatro. Em 1980 Luiz entrou na Rádio, e no ano seguinte foi chamado por colegas do teatro para trabalhar com dublagem na Herbert Richers e ele aceitou, entrando assim na dublagem. Luiz dublou o ator Sylvester Stallone pela primeira vez em 1981. Em 1991, passou também a dublar na Telecine e VTI, e saiu da Herbert Richers em 2001, indo para a Delart, além da Wan Macher e na Cinevídeo. Desde 2014, Luiz Feier Motta é o locutor oficial dos trailers de cinema, substituindo Jorgeh Ramos, falecido naquele ano. Desde 2016 ele está morando, novamente, em Caxias do Sul, e dubla de lá, pois tem um estúdio caseiro dentro de sua casa.

Lista de trabalhos[editar | editar código-fonte]

Animações[editar | editar código-fonte]

Atores[editar | editar código-fonte]

Games[editar | editar código-fonte]

Locuções[editar | editar código-fonte]

  • Locutor da Delart.
  • Locutor dos trailers e comerciais dos estúdios: Warner Bros., Sony Pictures, Disney Studios e Paramount Pictures.