Mônica Pinho Rossi (Rio de Janeiro, 23 de outubro de 1963) é uma atriz, narradora, dubladora e diretora de dublagem brasileira. É conhecida por dar vida à personagem Priscila da TV Colosso, da Rede Globo (de 1993 a 1997), e da Cuca do Sítio do Picapau Amarelo de 2001 a 2006. Além disso, dubla personagens notoriamente conhecidos como Meredith Grey da série Grey's Anatomy, Diana em Caverna do Dragão, Lois Lane de Liga da Justiça e Rose em Titanic.

Depois de atuar como dançarina no programa Carlos Imperial e posar para revista Playboy, Monica começou sua carreira de dubladora em 1982, quando fez um teste na Herbert Richers, onde também realizou seu curso de dublagem. Casada na época com o dublador Mário Jorge de Andrade ela já frequentava o meio da dublagem, o que facilitou a descoberta do seu talento. Ambos foram casados por 27 anos e juntos tiveram uma filha, a também dubladora Carol Kapfer. Mesmo separados, os dois continuam muito amigos. Mônica é a dona e fundadora do estúdio de dublagem MG Estúdios.

Já dublou várias atrizes de Hollywood, tais como Demi Moore, Cameron Diaz, Michelle Pfeiffer, Kim Basinger, Sharon Stone, Kate Winslet e Madonna.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Demi Moore

Cameron Diaz 

Kim Basinger 

Sharon Stone em O Especialista (2ª Dublagem), Diabolique, A Última Chance, O Vingador do Futuro (DVD); Intersection - Uma Escolha, Uma Renúncia; Garganta do Diabo, Instinto Selvagem 2, Loucademia de Polícia 4 - Cidadãos em Patrulha, Cassino (Globo), Sempre Amigos (Versão carioca), Rápida e Mortal; Glória, a Mulher.
Daryl Hannah em Splash - Uma Sereia Em Minha Vida, Blade Runner - O Caçador de Andróides, O Retorno da Família Addams (TV), Dois Velhos Rabugentos, Dois Velhos Mais Rabugentos, Flores de Aço, Memórias de Um Homem Invisível, Todo Seu Amor, Ataque dos Tubarões, Roxanne, Competindo com os Steins.
Madonna em Destino Insólito, Procura-se Susan Desesperadamente, Quem é Essa Garota?, Dick Tracy, Grande Hotel, Neblina e Sombras, 007 - Um Novo Dia Para Morrer, Garota 6, Sobrou pra Você, Doce Inocência.
Michelle Pfeiffer em Batman - O Retorno (VHS/ DVD), Deixe-Me Viver (TV), A Historia de Nós Dois, Revelação, Um Dia Especial, Sonho de uma Noite de Verão, Stardust - O Mistério da Estrela, Frankie & Johnny, Noite de Ano Novo, Sombras da Noite.
Kirstie Alley em Olha Quem Está Falando, Olha Quem Esta Falando Também, Runaway - Fora de Controle, Olha Quem Está Falando Agora, A Casa Maluca, A Cidade dos Amaldiçoados, Atirando para Matar, Fada por Acaso, Loverboy - Garoto de Programa.
Julia Roberts em O Casamento do Meu Melhor Amigo, O Dossiê Pelicano, Lado a Lado, Todos Dizem Eu Te Amo (TV), Duplicidade; Três Mulheres, Três Amores; Idas e Vindas do Amor; Comer, Rezar, Amar.
Bridget Fondaem O Poderoso Chefão III, O Beijo do Dragão, Dr. Hollywood - Uma Receita de Amor, Atraídos pelo Destino, Monkeybone - No Limite da Imaginação, A Assassina, Vida de Solteiro.
Geena Davisem O Pequeno Stuart Little, Não Tenho Troco, Os Fantasmas Se Divertem, A Ilha da Garganta Cortada, Thelma & Louise, O Turista Acidental, A Mosca.
Linda Hamilton em O Exterminador do Futuro (dublagem original), O Exterminador do Futuro II (Dublagem original e Redublagem), Destino em Dose Dupla, O Inferno de Dante, Conspiração, Descobrindo o Passado, O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio.
Angela Bassett em Os Donos da Rua, Música do Coração, Tina, Um Vampiro no Brooklyn, Estranhos Prazeres (Globo), Notorious B.I.G. - Nenhum Sonho é Grande Demais.
Mariel Hemingway em O Resgate de Lauren Mahone, Superman IV - Em Busca da Paz (Globo), Forca Aérea 2, Assassinato em Hollywood, Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final.
Queen Latifah em A Casa Caiu, Um Salão do Barulho, As Férias da Minha Vida, O Dilema; Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro (TV).

Rebecca De Mornay em A Mão que Balança o Berço, Na Trilha da Fama (TV Paga), Identidade, Cortina de Fogo, Negócio Arriscado.
Carla Gugino em Watchmen - O Filme, A Montanha Enfeiticada, Sin City - A Cidade do Pecado (Recut), As Duas Faces da Lei (TV).
Carrie Fisherem Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (Dublagem Original), Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (Dublagem Original), Harry & Sally - Feitos um para o Outro, O Homem do Sapato Vermelho.
Catherine O'Haraem Desventuras em Série, Esqueceram de Mim, Esqueceram de Mim 2, Onde Vivem os Monstros.
Toni Colletteem em O Sexto Sentido, Connie e Carla - As Rainhas da Noite (DVD), As Horas (versão carioca), A Hora do Espanto (2011).
Courteney Cox em Pânico 2, Pânico 3, Um Faz de Conta que Acontece.
Elizabeth Reaser]em Crepúsculo (Globo), A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2.
Laura Linney em O Show de Truman - O Show da Vida, O Diário de uma Babá, A Última Profecia (TV Paga).
Linda Fiorentinoem Depois de Horas, MIB - Homens de Preto, Dogma.
Whitney Houstonem O Guarda-Costas, Um Anjo em Minha Vida, A Cinderella.
Ashley Judd em Risco Duplo (TV), De-Lovely - Vida e Amores de Cole Porter.
Famke Janssen em Refém do Silêncio, 007 Contra Goldeneye.
Fran Drescher em Um Conto Quase de Fadas, Jack.
Jennifer Lopezem Sangue e Vinho, O Casamento dos Meus Sonhos.
Jessica Lange em King Kong (1976 - 2a. versão), O Destino de uma Vida.
Kate Beckinsale em Van Helsing - O Caçador de Monstros, Estão Todos Bem.
Natasha Kinski em Por Uma Noite Apenas; Um Dia, Dois Pais.
Robin Wrightem Corpo Fechado
Vanessa Williams em Queima de Arquivo (Globo), Um Grito por Justiça.
Andie MacDowell em Greystoke - A Lenda de Tarzan.
Catherine Zeta-Jones em Armadilha.
Cathy Moriarthy em Gasparzinho - O Fantasminha Camarada (Globo).
Connie Nielsenem Missão: Marte.
Cyd Charisse em A Bela do Basfond.
Dee Wallace em E.T. - O Extraterrestre (DVD).
Elizabeth Taylor em Nossa Vida com Papai.
Jamie Lee Curtis em Uma Família Quase Perfeita (TV).
Jane Fonda em A Manhã Seguinte.
Jean Smart em Duas Vidas.
Jennifer Coolidge em American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível (TV).
Jessica Steen em Armageddon.
Joanne Dru em Rio Vermelho.
Jodie Foster em Anna e o Rei.
Julie Andrews em Positivamente Millie.
Mary McCormack em Impacto Profundo.
Mary McDonell em Independence Day.
Olivia de Havilland em A Carga da Brigada Ligeira.
Regina King em Ray.
Shirley MacLaine em Se Meu Apartamento Falasse.
Sigourney Weaver em Você de Novo.
Whitney Houston em O Guarda-Costas.

Charlize Theron em Velozes e Furiosos 8