FANDOM

The Black Cauldron (O Caldeirão Mágico no Brasil) é um filme de animação norte-americano lançado em 1985 dos gêneros aventura e fantasia produzido e distribuído pela Walt Disney Pictures. O longa é o 25º filme lançado pelos estúdios Disney e é vagamente baseado nos dois primeiros livros da série As Crônicas de Prydain de Lloyd Alexander, composto por cinco romances que por sua vez é baseado na mitologia galesa.

O filme é ambientado na terra mítica de Prydain durante a Idade das trevas. A animação conta a história de um místico caldeirão mágico desejado pelo temido Horned King (no Brasil: Rei de Chifres) que espera, assim que tomar sua posse, dominar o mundo com a ajuda de seus poderes sobrenaturais vindos do caldeirão. Contudo, um jovem chamado Taran, acompanhado da Princesa Eilonwy, de uma criatura chamada Gurgi, de sua porquinha Hen Wen e do simpático Sr. Flores Flama procuram impedir o vilão de alcançar o tão famigerado caldeirão.

O filme é dirigido por Ted Berman e Richard Rich, que anteriormente haviam dirigido o filme The Fox and the Hound de 1981 (também da Disney). Dentre seu elenco original estão Grant Bardsley, Susan Sheridan, Freddie Jones, Nigel Hawthorne, John Byner, e John Hurt que emprestaram suas vozes aos personagens. Foi o primeiro filme de animação da Disney a receber uma classificação PG da MPAA e também o primeiro do estúdio a utilizar o uso de imagens geradas por computador.

A animação foi lançada nos cinemas norte-americanos em 24 de Julho de 1985, no Brasil o filme chegou em 19 de setembro do mesmo ano e em Portugal só chegou em 18 de março de 1986. Sob o custo de US$ 25 milhões (embora um dos produtores do filme alega que o longa tenha custado mais de US$ 40 milhões), o filme não obteve um retorno satisfatório de bilheteria, arrecadando apenas um pouco mais de US$ 21 milhões nos cinemas do mundo inteiro.

 Elenco Editar

Personagem Ator/Atriz Original Dublador/Dubladora
Taran Grant Bradsley Fábio Villa Verde
Eilonwy Susan Sheridan Marisa Leal
Dallben Freddie Jones Orlando Drummond
Flores Flama Nigel Hawthorne Isaac Bardavid
Rei de Chifres John Hurt Garcia Neto
Rei Leg Leg Arthur Malet Dario Lourenço
Gurgi John Byner Mário Jorge Andrade
Doli Nelson Batista
Orddu Eda Reiss Merin Neyda Rodrigues
Orwen Adele Malis-Morey Sônia Ferreira
Orgoch Billie Hayes Glória Ladany
Nojentino Phil Fondacaro Henrique Ogalla
Duende cor-de-rosa Lindsay Rich Adriana Torres
Narrador John Huston Márcio Seixas

Outras Vozes: André FlihoAndré Luiz ChapéuDanton Mello, Darcy PedrosaJosé Leonardo, José SantannaMarcos Miranda e Selton Mello

Créditos Editar

Créditos
Estúdio de Dublagem Herbert Richers, Rio de Janeiro
Direção de Dublagem Telmo de Avelar
Mídia Cinema/ VHS/ DVD/ Televisão/ TV Paga/ Netflix